Exclusivo

Bolsa e Mercados

Juros da dívida portuguesa entre os cinco mais baixos da zona euro

Os juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos abriram esta sexta-feira em 2,742%, abaixo dos registados para a Áustria e Bélgica, estando entre os cinco mais baixos na zona euro, depois de o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, ter apresentado a proposta de Orçamento do Estado para 2025

TIAGO MIRANDA

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos já estão entre os cinco mais baixos da zona euro. Na abertura da sessão desta sexta-feira, depois da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2025, os juros das Obrigações do Tesouro português naquele prazo de referência estão em 2,742%, abaixo dos registados para a Áustria (2,744%) e da Bélgica (2,847%). O grupo dos juros mais baixos é, atualmente, integrado pela Alemanha (cujo custo da dívida a 10 anos serve de referência), Países Baixos, Irlanda, Finlândia e Portugal.

Com o nível atual de juros e de prémio de risco exigido pelos investidores, a dívida portuguesa já faz parte do grupo do ‘centro’ da zona euro, com o spread abaixo de 50 pontos-base (meio ponto percentual). O prémio de risco da dívida portuguesa (o diferencial face aos juros da dívida alemã que é exigido pelos investidores) é atualmente de 49,5 pontos-base, menos de meio ponto percentual.