Economia

Cão de Raquel Strada é a nova imagem de uma marca da Well's

É a primeira campanha publicitária do Tufão que ganhou protagonismo no Facebook, onde tem 56 mil fãs. O chow-chow da apresentadora da SIC até já foi notícia na 'Time' 

A Well's, cadeia de lojas de parafarmácia do Grupo Sonae, estreia este fim de semana uma campanha para uma marca própria de óculos, protagonizada por Tufão. O cão da raça chow-chow, da apresentadora da SIC Raquel Strada, tornou-se num fenómeno de popularidade nas redes sociais, que já foi noticiado no site da revista 'Time'.

A campanha, que inclui redes sociais e material promocional nas lojas, comunica a linha de óculos de sol e graduados Pump.it, que a Well's comercializa em exclusivo. "Não queríamos uma cara comum, daquelas que todos já viram associadas a outras marcas, e teria sempre de ser uma figura com presença no universo digital, onde está o nosso target. Foi aí que surgiu uma das figuras mais mediáticas, e não humana, como hipótese", explica uma fonte oficial da Sonae para justificar a escolha.

O responsável da Well's sustenta que a personalidade vincada do Tufão, manifestada através de posts e comentários no Facebook - onde tem 56 mil fãs - encaixa nas características que a Pump.it reclama para si: irreverência e provocação. "Considerámos que a base da comunicação devia ser a atitude e o 'How Dare You' (Como Te Atreves), claim da campanha, que demonstra esta atitude mais provocatória", acrescenta. O responsável da cadeia da Sonae considera que os riscos desta escolha são menores do que as oportunidades porque "a imagem é forte o suficiente e cria empatia com o público".

A Well's, que não divulga o montante pago por esta participação, é a primeira empresa à qual o Tufão se associa, além da presença numa linha de vernizes de unhas de Raquel Strada que é lançada na próxima semana. "Para o lançamento, a Inhoe aproveitou umas fotos que eu já tinha com o Tufão, tiradas a título pessoal pelo Carlos Ramos", refere Raquel Strada para explicar que não se trata propriamente de uma campanha com o cão.

A criação do 'Fenómeno Tufão' 

A popularidade do Tufão começou a ser construída no Facebook como uma brincadeira. "Estava um dia em casa com os meus amigos Rui Maria Pego (locutor de rádio) e o Duarte Loureiro Borges (assessor de imprensa) e, como tínhamos muitas fotografias tiradas com o cão - algumas já tinha publicado no meu Facebook e tiveram imensos likes, lembrámo-nos de criar uma página dele", conta Raquel Strada. A partir desse dia, os três amigos passaram a assumir a personalidade do Tufão, deixando posts e comentários em páginas de celebridades como Rihanna, Ryan Golsling e Bo, o cão de Barack Obama, entre outras. "A ideia foi 'o que diríamos a estas personalidades se fossemos um cão?'", acrescenta.

Os comentários do Tufão caracterizam-se pelo humor negro e acutilante, por vezes mal- humorado. "É um cão que refila com tudo e se acha superior aos outros. Nós os três somos muito parecidos em termos de humor e fomos criando um personagem", conta Raquel Strada que apesar do sucesso não leva o 'Fenómeno Tufão' muito a sério. "Ele é apenas um cão que tem uma vida normalíssima, vai à rua de manhã e à tarde e passa os dias em casa. O Facebook e os posts somos nós, hoje em dia só o Duarte porque eu e o Rui deixámos de ter tempo para acompanhar a página", argumenta a apresentadora da SIC, para rematar que fica espantada com as reações de algumas pessoas que falam como se o Tufão existisse com uma personalidade humanizada.

No Facebook, Raquel Stada tem mais 30 mil likes do que o seu cão, enquanto no Instagram a diferença é de 36 mil para 9495 seguidores. Apesar de correr o risco de ser ultrapassada em popularidade, Raquel Strada não se mostra ciumenta. "O Tufão é uma extensão de nós, é o nosso alter-ego", graceja.