António Carrapatoso termina a 31 de Dezembro de 2014 o mandato de presidente não executivo do conselho de administração (chairman) da Vodafone Portugal, funções que exercia desde 2009. Vai dedicar-se inteiramente a outros projetos de cidadania, profissionais e empresariais, diz a empresa em comunicado.
Carrapatoso foi fundador da Telecel, empresa que mais tarde deu origem à Vodafone Portugal, sendo também o seu primeiro colaborador e presidente executivo. Cargo onde se manteve até 2009, altura em que foi substituido por António Coimbra, e subiu a chairman.As funções de chairman até agora desempenhadas por António Carrapatoso, passarão a ser, por acumulação, da responsabilidade do atual presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz.
Foi António Carrapatoso que coordenou, em 1990/91, a elaboração de uma candidatura concorrente à atribuição da segunda licença de telecomunicações móveis (GSM) em Portugal. Uma candidatura que saiu vencedora entre oito concorrentes. A 18 de outubro de 1992, a Telecel iniciou o serviço ao público. Em 2000, depois de ter sido adquirida pelo Grupo Vodafone, a Telecom transformou-se em Vodafone Portugal.
Carrapatoso foi um dos fundados do movimento Compromisso Portugal e é um dos acionistas do jornal online Observador.
Foram, diz o gestor, "cerca de 25 anos dedicados a um dos projetos mais entusiasmantes e com maior dimensão e impacto no sector das telecomunicações e na própria economia portuguesa". "Início, agora, também com o mesmo entusiasmo, novas etapas na minha vida empresarial e profissional", sublinhou em comunicado.