Exclusivo

Economia

Brisa acorda compra da francesa Axxès e dá mais um passo na internacionalização da Via Verde

O grupo avança para a compra de um dos principais fornecedores de serviços de portagens eletrónicas para camiões, autocarros e veículos utilitários da Europa. "Com a aquisição da Axxès a Via Verde torna-se num dos principais players de mobilidade na Europa", afirma Pires de Lima

Nuno Botelho

O grupo Brisa vai dar mais um passo na internacionalização, com a compra da francesa Axxès, um dos principais fornecedores de serviços de portagens eletrónicas para camiões, autocarros e outros veículos utilitários da Europa. A compra ainda está dependente de algumas autorizações, como por exemplo dos representantes dos trabalhadores.

"É um negócio de grande relevância, já que permitirá à Via Verde crescer fora de Portugal. E vai ao encontro da ambição de internacionalização que se tinha iniciado em 2024 com a entrada da Via Verde nos Países Baixos", sublinha António Pires de Lima, presidente da comissão executiva da Brisa, em declarações ao Expresso.

Com esta aquisição, que será feita através da Via Verde, a empresa fica com acesso a 14 mercados europeus. A Axxès permitirá à Via Verde aumentar as receitas de 60 milhões para 100 milhões, avança Pires de Lima, esclarecendo que é a primeira compra da Via Verde, e que estaremos perante um crescimento não orgânico.