Exclusivo

Economia

Guerra já custou €710 mil milhões a Moscovo e Kiev, mais de três vezes o PIB português

A guerra já custou mais de três vezes o PIB português a Moscovo e Kiev, só na frente militar. Máquina exportadora russa tem alavancado duas vantagens: o uso de frotas fantasma (por onde escoa 82% do crude por via marítima e 40% de derivados de petróleo) e a dependência europeia em fertilizantes e em energia nuclear, que alimenta ainda 19 centrais na Bulgária, Chéquia, Eslováquia, Finlândia e Hungria.

A Rússia alegou que a invasão da Ucrânia a 23 de fevereiro de 2022 era uma "operação militar especial"
Getty Images

A Rússia e a Ucrânia já gastaram cerca de 710 mil milhões de euros na guerra desde a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, pelas contas do Expresso. O blitzkrieg sobre o vizinho ordenado por Vladimir Putin foi o primeiro na Europa desde que Adolfo Hitler decidiu em setembro de 1939 ocupar a Polónia.

Nestes três anos, o orçamento militar do Kremlin somou mais de 440 mil milhões de dólares, segundo as estimativas do Wilson Center, um think tank de Washington.

E o próprio presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez as contas do custo da guerra contra a agressão russa, nestes três anos, apontando para 320 mil milhões de dólares. Em conferência de imprensa, na semana passada, o presidente ucraniano referiu que 120 mil milhões teriam sido desembolsados pelo próprio orçamento ucraniano e que 200 mil milhões teriam vindo da ajuda externa, tendo mencionado explicitamente os Estados Unidos e a União Europeia.

Ao cambio médio dos três anos, os 760 mil milhões de dólares equivalem a 710 mil milhões de euros. É mais do que o PIB da Bélgica, a sétima economia da União Europeia, e mais de três vezes o PIB português.