Exclusivo

Economia

SATA entre alertas de risco de sobrevivência e o relançar da privatização pela administração

Governo regional dos Açores confirmou que a gestão da SATA e o consórcio Newtour/MS Aviation, cujo músculo financeiro para assegurar a viabilidade da companhia levantou reservas ao júri do concurso de privatização, voltaram a negociar a venda da Azores Airlines e assegurou que a região vai assumir a dívida da companhia. Esta terça-feira o presidente do PS/Açores alertou para risco de sobrevivência da companhia aérea açoriana

O grupo SATA tem vivido momentos conturbados nos últimos meses, e a situação financeira da companhia é delicada. O Governo Regional dos Açores confirmou que a privatização da Azores Airlines foi retomada pela administração da SATA com o candidato consórcio Newtour/MS Aviation, que tinha sido afastado na última tentativa de venda em 2023, depois do júri ter considerado que o grupo não tinha músculo financeiro para suportar a operação.

O executivo de Bolieiro diz que a dívida da Azores Airlines, em torno dos 400 milhões de euros, será assumida pelo Governo, ao que o Expresso apurou o plano é o passivo ficar na holding. Ou seja, a empresa que faz a operação internacional da SATA seria vendida livre de dívida. A Azores Airlines é responsável por cerca de 60% da receita do grupo. Planeada está também a privatização do handling da SATA, um processo que será também difícil, uma vez que um negócio deficitário na maioria das ilhas.