Exclusivo

Economia

Aeroportos batem recordes, num verão com redução de atrasos e num ano em que a ANA prevê investir 120 milhões

Julho, agosto e setembro foram meses de redução de atrasos no Aeroporto de Humberto Delgado, em Lisboa, graças ao novo modelo de aterragem da NAV Portugal. Lisboa e Porto continuam a bater recordes de passageiros, mas presidente da ANA avisa que 2025 deverá ser um ano de abrandamento

Bildagentur-online/Universal Images Group via Getty Images

Num aeroporto congestionado e com atrasos crónicos como o Humberto Delgado em Lisboa, a redução dos mesmos é uma notícia bemvinda para o sector e para os passageiros. Foi isso que Pedro Ângelo, presidente da NAV Portugal – Navegação Aérea de Portugal veio anunciar esta semana no decorrer da 7.ª edição do Air Summit, em Ponte de Sor, evento que terminou este sábado. Houve uma redução significativa dos atrasos em julho, agosto e setembro deste ano, meses em que em Lisboa, o maior aeroporto do país, tem praticamente a todas as horas ocupados todos os slots (faixa horária para levantar e aterrar).

No mesmo evento, Thierry Ligonnière, o presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, destacou o ciclo de crescimento do setcor em Portugal, sublinhando que se continuam a bater recordes de passageiros: em Lisboa que irá ultrapassar a barreira dos 35 milhões de passageiros e no Porto dos 15 milhões.