Economia

Airbus Atlantic cresce em Portugal e acelera investimento em Santo Tirso

A operação da Airbus Atlantic em Portugal está a crescer a um ritmo acelerado. A construtora europeia vai expandir a fábrica de Santo Tirso, onde faz montagem e fuselagem de aeronaves da família A320 e A350, aumentando a área industrial em 30%

Muitos dos subsídios dizem respeito à construção do A350
Regis Duvignau

Inagurada em setembro de 2022, a fábrica de Santo Tirso da Airbus Atlantic Portugal tem estado em rota de crescimento, com o grupo a antecipar planos de investimentos, um sinal de que a operação está a correr bem. Vai agora aumentar em 5.500 metros quadrados a área a sua fábrica no norte do país, o equivalente a um crescimento de 30% da área industrial. O plano é que a nova linha esteja operacional no primeiro trimestre de 2026. As obras deverão arrancar nos primeiros três meses do próximo ano.

As primeiras instalações da fabricante de aviões europeia Airbus, em Santo Tirso, no distrito do Porto, arrancaram com 100 trabalhadores, hoje já são 300, e até ao final deste ano, se tudo correr como o previsto, serão 350.

Fornecedores portugueses envolvidos

A gigante mundial tem três dezenas e meia de fornecedores instalados em Portugal na sua cadeia de produção, e tem assegurado que o país está no mapa dos seus investimentos. Aliás, a Airbus tem também já cerca de mil pessoas a trabalhar na plataforma internacional de desenvolvimento de talento, a Global Business Services, operação com escritório em Lisboa e em Coimbra.

A Airbus tem aumentado a sua presença à medida que a cadeia de
abastecimento, engenharia e atividades de contratação crescem. E trabalha com fornecedores locais, como a Lauak, a Mecachrome, a Caetano e a Critical Software

"O concurso para a expansão do edifício [de Santo Tirso] será lançado em setembro e o início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2025", avança a Airbus em comunicado. A nova área de produção deverá estar operacional no primeiro trimestre de 2026. O valor do investimento não foi divulgado.

Haverá, então nessa altura, a contratação de mais trabalhadores. Atualmente, metade do setor da produção são mulheres.

A expansão de Santo Tirso "tem por objetivo dar resposta ao crescimento significativo dos programas da Airbus, dado que a Airbus Atlantic Portugal produz atualmente secções de fuselagem para as famílias Airbus A320 e A350", avança a empresa. Entre os clientes da Airbus Atlantic Portugal ATR, Bombardier, Dassault Aviation, Embraer e Guimbal.

O diretor geral da Airbus Atlantic Portugal, Eric Belloc, sublinha em comunicado, que o novo investimento "reafirma a confiança e reconhecimento das competências de Portugal no fabrico de estruturas aeronáuticas".

Montagem e fuselagem da família Airbus

As instalações da empresa ocupam atualmente cerca de 20 mil metros quadrados num terreno de 7,2 hectares na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso.

A Airbus Atlantic concebe e fabrica secções de fuselagem dianteira e central para a família Airbus, bem como secções de fuselagem complexas específicas para a Airbus ou asas totalmente equipadas para o ATR 42/72.

A construção da fábrica de Santo Tirso, a 30 quilómetros do Porto, arrancou em 2020. E o que então justificou a escolha foi a “proximidade a um ambiente empresarial saudável” e "a estruturas logísticas como o aeroporto do Porto e o porto de Leixões".