Depois de na passada quarta-feira ter falhado por um voto a eleição para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social (CES), o antigo secretário de Estado social-democrata, Luís Paes Antunes, foi esta tarde eleito, garantindo assim a necessária aprovação de dois terços dos deputados à sua nomeação.
Advogado de formação, o novo presidente do CES - um órgão de consulta e de concertação social, que tem nas suas missões promover a participação dos agentes económicos e sociais no debate sobre as opções governativas - exerceu vários cargos políticos. Foi secretário de Estado da Segurança Social nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes, e era, até ao início deste ano, managing partner da sociedade de advogados PLMJ.
Chega à liderança do CES com o reforço deste organismo em mente. Quer, não só, ter maior intervenção na avaliação dos acordos estabelecidos entre patrões, sindicatos, e governo na concertação social, como o reforço de meios técnicos e humanos do CES que, diz, “enfrenta desafios e constrangimentos de natureza estrutural bastante grandes”.