Exclusivo

Economia

Imagem do Governo que foi substituída por Montenegro ganhou prémio nacional de design

Mudança de imagem do Governo foi o primeiro ato do Governo de Luís Montenegro e deu polémica. Agora a imagem estilizada da bandeira nacional conquistou a medalha de ouro na categoria de Branding do Clube de Criativos de Portugal. Mas a noite também deu prémio a outra campanha com leitura política

Lógotipo República Portuguesa

É uma espécie de entrega de óscares da publicidade em Portugal e um dos prémios da noite foi para o imagem mais discutida no país nos últimos meses devido a uma decisão do novo Governo. Outro prémio - o maior da noite - foi para uma campanha também com pendor político.

O logótipo encomendado pelo Governo de António Costa, que foi substituído assim que a Aliança Democrática (AD), conquistou o primeiro lugar na categoria de Branding do Clube de Criativos de Portugal (CCP), que teve esta sexta-feira à noite o 26.º Festival.

A imagem agora premiada tinha começado a ser usada a 1 de agosto de 2023. Assim que subiu ao poder, Montenegro reverteu a mudança, numa decisão apresentada pelo ministro da presidência António Leitão Amaro, na após o primeiro Conselho de Ministros, a 3 de abril, E de imediato o logótipo antigo, com o escudo, as quinas e a esfera armilar, substituiu a imagem criada pelo Studio Eduardo Aires.

Ao lado da equipa, Eduardo Aires agradeceu na cerimónia a “todos os apoios públicos que as pessoas fizeram” após “este caso polémico”. “Apanhamos com muito lixo, continuamos a apanhar”, confessou, referindo que “é fantástico o apoio que as pessoas” deram. “Hoje somos valorizados entre pares e é a vocês designers que dedico este prémio, pelo design em Portugal”.