O Governo vai seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) e anunciar esta tarde que a localização do novo aeroporto de Lisboa será no Campo de Tiro de Alcochete. Montijo, a localização defendida pela ANA - Aeroportos de Portugal, mas considerada inviável pela Comissão liderada por Rosário Partidário, não vai sair do papel, sabe o Expresso. É objetivo também reforçar as obras no Aeroporto Humberto Delgado, cujo arranque está previsto para este ano.
A decisão sobre a nova localização do aeroporto será alvo de uma resolução de Conselho de Ministro, a realizar durante a tarde desta terça-feira. Comissão da qual fez parte o atual ministro da Educação, Fernando Alexandre.
A decisão é tomada 32 dias depois do governo de Luís Montenegro tomar posse. O novo governo segue a recomendação da Comissão Técnica Independente, que tinha apontado o Campo de Tiro de Alcochete como a melhor localização.
Não é a primeira vez que a Alcochete é considerada a localização mais bem pontuada para a construção do aeroporto internacional de Lisboa: em 2008 o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tinha apontado na mesma direção. Na altura, a comparação era feita com a OTA.
A constituição da CTI foi uma decisão consensualizada entre o PS e o PSD, e tudo apontava para que Alcochete fosse também a opção escolhida caso o governo o Partido Socialista tivesse sido eleito.