Economia

Ex-ministro Álvaro Santos Pereira é o próximo economista-chefe da OCDE

A partir de 1 de junho deste ano, Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia do tempo da troika, é o economista-chefe da OCDE. Desde outubro de 2023, estava a dirigir o departamento de de Estudos Políticos do departamento de Economia

Nuno Fox

O ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, foi nomeado o próximo economista-chefe da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Entrará em funções a partir de 1 de junho de 2024, segundo comunicado divulgado esta quinta-feira.

O economista foi o responsável pela pasta da Economia e do Emprego de Portugal nos tempos da troika, entre 2011 e 2013.

Foi nomeado pela primeira vez como Diretor de Estudos Nacionais no Departamento de Economia da OCDE em 1 de março de 2014, supervisionando o processo de revisão pelos pares dos inquéritos económicos da organização, “identificando desafios e desenvolvendo recomendações para ajudar a melhorar o desempenho económico a longo prazo dos países membros e parceiros”, indica a nota da organização.

Não é a primeira vez que o ex-governante tem o cargo de economista-chefe da OCDE, sendo que já ocupou esta posição, em substituição, recentemente entre julho de 2022 e maio de 2023. Em outubro de 2023, foi nomeado diretor do departamento de Estudos Políticos do departamento de Economia.

Como economista-chefe terá de “liderar a análise económica e o aconselhamento político para ajudar os membros a otimizar a força e a qualidade do desenvolvimento e do crescimento económico na sequência da pandemia de covid-19 e no meio dos impactos sociais e económicos da atual guerra da Rússia contra a Ucrânia, bem como no contexto das transformações estruturais necessárias para garantir as transições ecológica e digital”.

Antes de chegar ao Ministério da Economia, Santos Pereira foi professor na Simon Fraser University (onde é doutorado) e na University of British Columbia, no Canadá, e professor na University of York, no Reino Unido.