O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,3% no último trimestre do ano passado, fazendo com que o país entrasse, oficialmente, em recessão técnica, depois de a economia já ter recuado no verão, mostram os dados divulgados pelo Office for National Statistics (ONS, gabinete estatístico do país) esta quinta-feira.
No terceiro trimestre o PIB do Reino Unido tinha caído 0,1%.
Embora a economia tenha diminuído por dois trimestres consecutivos - a definição de recessão técnica - no total do ano a estimativa do ONS aponta para um crescimento de 0,1% do PIB face a 2022. A confirmar-se esta estimativa, foi o crescimento anual da economia mais fraco desde 2009 (excluindo 2020, ano da pandemia de covid-19).
A queda da economia sentiu-se nos nos três principais setores no último trimestre, “com quedas de 0,2% nos serviços, 1% na produção e 1,3% na produção da construção”.
O jornal britânico “The Guardian” lembra que Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, tinha como uma das suas prioridades o crescimento da economia. O cenário não é, assim, o ideal para as eleições que se avizinham ainda este ano.