Exclusivo

Economia

Tem dúvidas sobre o apoio ao arrendamento? A Ministra da Habitação responde no chat privado do Facebook

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, disponibilizou-se a averiguar a situação do apoio ao arrendamento de, pelo menos, cinco inquilinos, pedindo-lhes o NIF em conversa privada no Facebook. O Ministério da Habitação confirma as conversas e diz que a Ministra está disponível para ajudar qualquer contribuinte

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, disponibilizou-se a título pessoal, através de conversas privadas no “chat” do seu perfil de Facebook, averiguar a situação particular de pelo menos cinco contribuintes, junto do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), relativa ao processamento dos apoios ao arrendamento. Pediu ainda os números de contribuinte a estes inquilinos para enviar ao organismo que tutela, de forma a averiguar as suas situações específicas

Marina Gonçalves avançou, nestas conversas privadas, que os apoios ao arrendamento para os contribuintes que ficaram inicialmente excluídos serão pagos o mais depressa possível, com efeito retroativo a janeiro, prometendo novidades mal as tivesse.

Em outras conversas, lamenta a falta de informação das entidades, diz não ter a certeza se os novos pagamentos se farão em outubro devido às demoras nos processamentos, e compromete-se a averiguar a situação dos inquilinos excluídos no cálculo de junho.

O Ministério da Habitação, contactado pelo Expresso, confirma a veracidade do perfil de Facebook e das conversas, dizendo que a ministra não recusa ajudar qualquer cidadão que a interpele com as suas queixas - o que inclui enviar números de contribuinte de cidadãos específicos para um organismo sob a sua tutela para averiguar a situação de cada um.

Um número ainda não quantificado de inquilinos que ficaram de fora do apoio ao arrendamento aguardam há várias semanas, com muita expectativa, esclarecimentos das três entidades que têm a responsabilidade pelo apoio: Autoridade Tributária, da Segurança Social, e do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. Durante vários meses, estes inquilinos depararam-se, nos contactos com estas instituições, e numa altura de subida muito expressiva das rendas, com mensagens de email repetitivas e automáticas, telefones não atendidos, ou o mais completo silêncio.

Outros inquilinos mais expeditos e aflitos resolveram contactar diretamente a Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, no seu perfil de Facebook e tentar a sua sorte.