A economia portuguesa vai registar uma desaceleração forte em 2024, mas vai continuar a crescer acima da média da zona euro, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) publicadas esta terça-feira no World Economic Outlook (WEO).
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português vai abrandar de 2,3% em 2023 para 1,5% em 2024, de acordo com as previsões dos economistas do Fundo, que corrigiram em baixa as avançadas em junho, aquando da análise anual à economia portuguesa ao abrigo do artigo IV. Há cinco meses, o FMI previa 2,6% e 1,8% respetivamente. A revisão em baixa, em cada ano, foi de três décimas.
A previsão do Fundo para 2024 alinha com a apresentada a 4 de outubro pelo Banco de Portugal e com a incluída na proposta de Orçamento do Estado para 2024, segundo as informações que já vieram a público.
O WEO foi divulgado em Marraquexe, em Marrocos, durante a assembleia geral do FMI e do Banco Mundial, que decorre esta semana.