Exclusivo

Economia

A economia mundial está a coxear, mas escapa a uma recessão em 2024, segundo as previsões do FMI

O crescimento económico global vai abrandar para 2,9% no próximo ano, avançam as novas previsões do Fundo Monetário Internacional, divulgadas no World Economic Outlook esta terça-feira. A desaceleração na China de Xi Jinping e a crescente ‘fragmentação’ geoeconómica são os principais ‘culpados’ de a economia mundial estar a ‘coxear’

MIKHAIL TERESHCHENKO

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa o crescimento mundial para o próximo ano, prevendo, agora, um abrandamento para 2,9%, depois de ter avançado, em abril, uma estabilização em 3% em 2023 e 2024.

E a este abrandamento para menos de 3%, segue-se um crescimento “medíocre” - na palavra usada pelo próprio FMI - da economia mundial até 2028. Haverá uma média de crescimento de 3,1% de 2025 a 2028, um ritmo claramente abaixo da média de 3,8% entre 2000 e 2019.