Exclusivo

Economia

Até onde vão os subsídios do Estado para renda e juros do crédito? Bonificação ajuda, mas inquilinos podem ficar a ganhar

O ministro das Finanças aprovou em Conselho de Ministros o alargamento dos apoios à bonificação de juros no crédito à habitação para que o universo possa abranger as famílias mais vulneráveis. Facilitou o acesso e aumento o montante anual de subsídio, mas ainda assim este é inferior à ajuda para as rendas. Apesar de durar anos tem um limite anual maior: 2400 euros. Na bonificação dos juros são apenas 800 euros por ano (2023 e 2024)

José Fernandes

Face ao aumento do custo de vida o Governo decidiu este ano apoiar não só as famílias com crédito à habitação mais vulneráveis como também os arrendatários cuja taxa de esforço ultrapasse os 35% do rendimento disponível.

Falamos de um universo superior a 180 mil inquilinos e de 200 mil com crédito à habitação, de acordo com as estimativas do Ministério das Finanças, que podem receber apoios públicos. Como comparam estes apoios nos requisitos, na duração, e no valor do subsídio público? Deixamos-lhe uma comparação.