Há indícios de irregularidades na Santa Casa Global, a entidade responsável pela internacionalização da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e as suspeitas, e toda a informação já apurada pela auditoria externa a cargo da BDO, foram entregues pela equipa de gestão da instituição à Procuradoria-Geral da República (PGR) no passado dia 18 de setembro.
A informação foi prestada ao Parlamento pela provedora da SCML, Ana Jorge, no âmbito de uma audição na Comissão do Trabalho, Segurança Social e Inclusão, que decorreu na Assembleia da República esta quarta-feira, dia 27, a pedido do PSD.
“A auditoria forense e financeira da BDO às atividades da Santa Casa Global, que deverá ser terminada em finais de outubro, deu origem a um memorando intercalar e perante os dados apresentados, de procedimentos que não cumpriram as normas vigor e indícios de irregularidades, a mesa decidiu informar a PGR, à qual entregou a informação a 18 de setembro, dando disso nota à senhora ministra [do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que tutela a SCML]”.