Exclusivo

Economia

Travão na taxa do carbono não impede subidas nos preços dos combustíveis

Custo por litro da gasolina e do gasóleo acompanham as cotações internacionais do petróleo que está a ser vendido acima dos 91 euros por barril. Só nova descida nos impostos pode baixar a fatura na bomba

Os preços da cotação do petróleo a nível internacional estão a pressionar o custo dos combustíveis, com os valores, por litro, do gasóleo simples e da gasolina 95 a voltarem a subir no início desta semana.

No caso da gasolina a subida foi mais inexpressiva, mas mesmo assim o preço por litro situou-se, em média, nos 1,857 euros na segunda-feira, dia 18, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), contra 1,851 euros por litro no sábado, dia 16.

Já o gasóleo superou, pela primeira vez este ano, a barreira dos 1,80 euros por litro, com um preço médio de 1,805 euros depois desta última revisão de valores, o que compara com os 1,754 que se pagavam no fim de semana.

As razões são duas. Como já se disse o preço do barril de Brent nos mercados internacionais está em alta, tendo superado a barreira dos 90 dólares nos últimos dias e situando-se, nesta manhã de terça-feira, dia 19, acima dos 91 dólares.