Exclusivo

Economia

Christine Lagarde em Jackson Hole: "A política monetária não pode tornar-se uma fonte de incerteza"

Entrámos numa época de mudanças e de ruturas em que as normas do passado já não servem de guia, alertou esta sexta-feira a presidente do Banco Central Europeu no simpósio anual em Jackson Hole, nos Estados Unidos. Recomendou que a política monetária seja clara, flexível e revele humildade face à incerteza

Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde
KAI PFAFFENBACH/REUTERS

“Podemos estar a entrar numa época de mudanças nas relações económicas e de ruturas nas normas estabelecidas”, avisou Christine Lagarde na intervenção durante o almoço desta sexta-feira no simpósio económico organizado em Jackson Hole, nos Estados Unidos. E, neste contexto novo, a “política monetária não pode tornar-se uma fonte de incerteza”.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) optou por entrar a fundo no tema deste ano do simpósio, a discussão das mudanças estruturais na economia global, com uma intervenção centrada na necessidade da política monetária se ajustar a um novo contexto.

O simpósio é organizado anualmente pelo Banco da Reserva Federal de Kansas City - um dos bancos regionais do sistema da Reserva Federal (Fed) - e foi aberto esta sexta-feira por uma intervenção de Jerome Powell, o presidente da Fed, centrada nas perspetivas de curto prazo que condicionam as decisões da política monetária norte-americana.