Economia

Navio com gás natural liquefeito russo já está em Sines

Uma embarcação chegou este domingo ao terminal do porto de Sines carregada de gás natural liquefeito russo

De uma antiga sala de comando da central é possível ver o extenso parque onde era depositado o carvão, transportado por esteiras para ser moído, antes de queimado.
NUNO FOX

O navio, que saiu a 27 de julho de Sabetta, localidade na Federação Russa onde existe um porto e de uma central de gás natural liquefeito, navegou ao norte da Noruega, sem uma identificação concreta do seu destino, mas chegou este domingo ao terminal do porto de Sines.

A embarcação navegou sob a bandeira de Hong Kong.

A Administração do Porto de Sines havia calculado que o navio chegasse a Portugal na noite de sábado, 5 de agosto, mas acabou por atracar apenas esta manhã de domingo, por volta das 8h18.

Não é a primeira vez que o Vladimir Vize descarrega gás em Portugal. Já o fez várias vezes, ao abrigo do contrato de longo prazo que a espanhola Naturgy (anteriormente denominada Gas Natural Fenosa) firmou com a russa Yamal LNG.

A Naturgy é uma de várias empresas que usam o terminal da REN – Redes Energéticas Nacionais em Sines para introduzir gás natural em Portugal. Grupos como a Galp, a EDP e a Endesa também o fazem, embora com cargas de outras origens, principalmente Nigéria e Estados Unidos da América.