O navio, que saiu a 27 de julho de Sabetta, localidade na Federação Russa onde existe um porto e de uma central de gás natural liquefeito, navegou ao norte da Noruega, sem uma identificação concreta do seu destino, mas chegou este domingo ao terminal do porto de Sines.
A embarcação navegou sob a bandeira de Hong Kong.
A Administração do Porto de Sines havia calculado que o navio chegasse a Portugal na noite de sábado, 5 de agosto, mas acabou por atracar apenas esta manhã de domingo, por volta das 8h18.
Não é a primeira vez que o Vladimir Vize descarrega gás em Portugal. Já o fez várias vezes, ao abrigo do contrato de longo prazo que a espanhola Naturgy (anteriormente denominada Gas Natural Fenosa) firmou com a russa Yamal LNG.
A Naturgy é uma de várias empresas que usam o terminal da REN – Redes Energéticas Nacionais em Sines para introduzir gás natural em Portugal. Grupos como a Galp, a EDP e a Endesa também o fazem, embora com cargas de outras origens, principalmente Nigéria e Estados Unidos da América.