Exclusivo

Economia

Rússia diz que aumentará a produção de cereais em cinco milhões de toneladas devido à anexação de territórios ucranianos

Por causa da guerra a Ucrânia deverá enfrentar uma quebra de 30% a 40% face à campanha anterior, em termos de área semeada. Portugal está cada vez mais dependente do exterior

ALEXANDER NEMENOV/AFP via Getty Images

A campanha de cereais da Rússia deve aumentar cinco milhões de toneladas por ano graças à incorporação de quatro territórios ucranianos, disse o ministro da Agricultura, Dmitry Patrushev, na passada terça-feira, citado pela agência Reuters. As regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia e representam cerca de 18% do território ucraniano.

Apesar deste aumento da produção anunciado pela Rússia, o Ministério da Agricultura daquele país já admitiu que pode não atingir a colheita esperada de 130 milhões de toneladas de cereais este ano, sobretudo devido ao impacto das alterações climáticas e à falta de peças de reposição para equipamentos agrícolas comprados a países terceiros e que, por isso, pode ter de rever os seus planos de exportação de 50 milhões de toneladas.