A 3M, dona da marca Post-it, anunciou esta terça-feira em comunicado a sua intenção de autonomizar os seus negócios da área da saúde, o que resultará em duas empresas diferentes.
A New 3M continuará a investir na ciência dos materiais, como os post-it (que ganharam, no quotidiano, o nome da marca) e a Health Care será a nova empresa, de tecnologia da saúde, focada em tratamento de feridas, higiene oral, entre outros.
"A decisão de autonomizar o nosso negócio de saúde resultará em dois negócios bem capitalizados, empresas de classe mundial, bem posicionadas para perseguir as suas prioridades", disse, citado na nota, o presidente executivo da 3M, Mike Roman.
Para o futuro, a empresa espera, do lado da 3M, "continuar a apresentar um crescimento lucrativo, gerar um fluxo de caixa robusto e devolver capital aos acionistas, mantendo um balanço sólido". Do lado da Health Care, o foco está no seu crescimento, mantendo a sua lucratividade.
A autonomização da Health Care deverá estar concluída até ao final do ano, sendo que a 3M terá uma participação de quase 20% na empresa.
Adicionalmente, a 3M anunciou esta terça-feira os seus resultados trimestrais. No segundo trimestre do ano a empresa viu as vendas caírem 3% face ano ano passado, para 8,7 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) e devolveu 0,8 mil milhões de dólares (0,78 mil milhões de euros) aos acionistas.
Para todo o ano de 2022 a 3M espera que o valor total das vendas fique entre 2,5% a 0,5% aquém do ano passado devido às alterações cambiais. A empresa espera ainda que o ganho por ação seja entre 10,3 e 10,8 dólares (10,08 e 10,6 euros), menor do que o anteriormente previsto (entre 10,75 e 11,25 dólares, ou 10,5 e 11 euros).