Exclusivo

Economia

Taxas de juro sobem mais do que o previsto, mecanismo de proteção dos países do euro avança já. O acordo entre pombas e falcões no BCE

Acordo entre falcões e pombas resultou numa subida dos juros acima do sinalizado e a aprovação "unânime" do mecanismo que vai defender países vulneráveis do euro. Há critérios de elegibilidade, mas a decisão, discricionária, será do Conselho do BCE.. Mercados com pouca reação

Michael Probst/Reuters

"É um momento muito gratificante para mim". Foi desta forma que Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), descreveu a aprovação do Transmission Protection Instrument (TPI), o mecanismo anti-fragmentação que servirá para defender os países do euro que enfrentem maiores subidas nas suas taxas de juro soberanas.

A aprovação foi "unânime", fez questão de sublinhar Lagarde, e foi esta luz verde que abriu caminho a que os conselheiros chegassem a um "consenso" para uma subida mais pronunciada da taxa de juro de referência, para 0,5% - o primeiro incremento em mais de uma década e foi o mais pronunciado dos últimos 22 anos.

A reação dos mercados ao acordo alcançado entre as 'pombas' e os 'falcões' no Conselho do BCE está ser pouco expressiva.