Economia

Portuguesa Carmo Wood investe 2 milhões de euros em escritórios flutuantes de madeira

A empresa portuguesa Carmo Wood inaugurou a sede, em madeira e flutuante, de duas subsidiárias francesas depois de um investimento total de 2 milhões de euros

A empresa portuguesa Carmo Wood inaugurou a sede, em madeira e flutuante, de duas subsidiárias francesas, a Carmo France Agriculture e a Carmo France Structure en Bois, em Bordéus, segundo um comunicado da empresa de derivados de madeira tratada divulgado esta segunda-feira, 4 de julho. O investimento total foi de 2 milhões de euros.

O projeto - 600 metros quadrados de escritórios flutuantes, assentes numa barcaça de 30 metros por 11 metros - envolveu 14 empresas portuguesas e francesas e iniciou-se em 2018. A tempestade "Fabien" interrompeu-os em 2019, tendo sido retomados os trabalhos depois.

"Com solução e projeto inteiramente idealizados e executados pela Carmo Wood, num trabalho conjunto com a Carmo Estruturas e Carmo France Structure en Bois, este é primeiro edifício flutuante existente em França e resulta de um investimento de 2 milhões de euros", detalha a empresa.

"Revestido com 2000 postes de vinha Carmo Wood, que simbolizam os mais de 40 anos de história da marca no mercado agrícola em França, este novo espaço de trabalho está equipado com a mais recente linha de mobiliário de escritório da marca e ainda soalho em pinho marítimo, igualmente lançado pela marca", especifica.

Além disso, a empresa apostou na eficiência energética e na mitigação do impacto ambiental, utilizando madeira, terra crua, sabugo de cânhamo e cortiça como materiais e instalando 18 painéis fotovoltaicos e um sistema de refrigeração através de reaproveitando de água.

A Carmo Wood exporta para França desde os anos 1980, com um negócio que representa 25 milhões de euros de vendas, perto de 25% do total do grupo, refere a empresa. Até ao final de 2022, o encaixe gaulês "deverá atingir os 100 milhões de euros de faturação", prevêem os responsáveis da empresa.

A Carmo Wood tem 400 trabalhadores e quatro fábricas em Portugal, localizadas em Pegões, Almeirim e Oliveira de Frades.