Exclusivo

Economia

“Há muitos mediadores imobiliários com parcos conhecimentos”

Fernando Batista, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), em entrevista, fala também das novas regras para os condomínios e da prevenção do branqueamento de capitais

Fernando Batista diz que existem 8866 empresas ativas e a tendência de pedidos de registo tem sido crescente

Com a crise, o número de imobiliárias cresceu e com ele o número de media­dores. Mas nem todos sabem o que estão a fazer, acabando por enganar ou confundir os clientes naquele que para muitos é o maior negócio da sua vida. Para diminuir este risco, está a ser ultimada legislação que exigirá formação mínima aos mediadores. Em entrevista ao Expresso, Fernando Batista, há um ano à frente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), o regulador do sector da construção e do imobiliário, fala também do plano estratégico desta direção, das novas regras de preços das obras, das futuras regras dos condomínios, da prevenção do branqueamento de capitais. E, claro, da falta de pessoal.

Quando avançará a legislação para a mediação imobiliária?
Faz parte das iniciativas estratégicas do atual conselho diretivo e gostaríamos que fosse este ano. Constituímos um grupo de trabalho que já tem um documento com muito músculo, e em ligação com a tutela iremos discuti-lo.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.