O Banco CTT irá anunciar esta terça-feira uma operação de titularização de créditos, vendendo a terceiros uma carteira de 200 milhões de euros de crédito automóvel, revelaram os CTT em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A titularização, denominada Ulisses Finance nº 3, e com um montante global de 200 milhões de euros, será colocada pela 321 Crédito (uma subsidiária do Banco CTT) junto de investidores institucionais.
"Esta operação tem como objetivo financiar o crescimento da atividade do Banco CTT, otimizando o seu capital e diversificando as fontes de liquidez", explicam os CTT no seu comunicado ao mercado.
Nesta operação serão oferecidas aos investidores todas as classes das obrigações garantidas pelos créditos originados pela 321C ao abrigo dos contratos de crédito automóvel concedidos para o objetivo de aquisição de veículos usados, refere ainda o grupo de correios.
Os CTT esperam que a operação de titularização, no quadro das opções do Banco CTT para "explorar oportunidades de otimizar o seu balanço", esteja concluída a 1 de junho.
A 321 Crédito pertence ao Banco CTT desde 2019. Em 2018 o banco dos correios anunciou a aquisição da 321 por 100 milhões de euros, valor que viria a ser ajustado em alta, para 111 milhões, acrescidos de 30 milhões de uma dívida da empresa.
A 321 Crédito fez parte do BPN - Banco Português de Negócios (com a designação BPN Crédito) e, com a nacionalização, ficou nas mãos do Estado português até 2014, altura em que o controlo passou para a Firmus Investimentos.