Economia

Combustíveis voltam a subir. Gasolina custará mais 2 cêntimos, gasóleo subirá 6

Finanças congelam ISP na próxima semana. Embora a subida dos combustíveis devesse levar a uma redução do ISP, a existência de um desvio gerado nas semanas anteriores levou o Executivo a não fazer novo corte

Foto: Getty Images

O preço médio da gasolina deverá subir 2 cêntimos por litro na próxima semana, enquanto o do gasóleo deve aumentar 6 cêntimos por litro, de acordo com a previsão do Ministério das Finanças, com base em dados de mercado, divulgada esta sexta-feira em comunicado.

No seu comunicado, as Finanças indicam que o desconto temporário de ISP - Imposto sobre produtos petrolíferos irá manter-se inalterado na próxima semana.

"De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, esta evolução dos preços determinaria uma descida do ISP de 0,9 cêntimos por litro de gasóleo e 0,3 cêntimos por litro de gasolina. No entanto, atualmente verifica-se um desvio acumulado de 2 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo e 0,8 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasolina", frisa o Ministério das Finanças.

Assim, tendo em conta a existência desse desvio, as Finanças não irão baixar o ISP na próxima semana, deixando-o inalterado.

No mesmo comunicado o Governo dá ainda conta de que o programa Autovoucher, outra iniciativa implementada para ajudar os consumidores a fazer face aos elevados preços dos combustíveis, reembolsou até ao momento 117,5 milhões de euros, contando com 3,08 milhões de aderentes.

Recorde-se que a previsão inicial do Executivo era conceder reembolsos totais de 133 milhões de euros no programa Autovoucher, que termina no final deste mês.

A opção do Governo foi descontinuar o Autovoucher e a partir de maio ampliar a redução do ISP, com um corte equivalente ao efeito que teria uma redução do IVA dos combustíveis de 23% para 13%.