Economia

Presidente da CMVM demite-se por motivos de saúde

Pouco mais de quatro meses desde a sua nomeação pelo Governo, Gabriel Bernardino pediu a renúncia do cargo às Finanças e a sua substituição "tão rapidamente quanto possível"

Gabriel Bernardino, presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) desde novembro de 2021, apresentou a sua demissão do cargo ao ministro das Finanças por motivos de saúde.

O líder da CMVM solicitou, assim, ao Ministério ainda liderado por João Leão "a sua substituição tão rapidamente quanto possível, atentas as limitações com que se vê obrigado a exercer a sua função."

"Foi com pesar que dirigi hoje ao Senhor Ministro de Estado e das Finanças a renúncia ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da CMVM, solicitando a minha substituição num prazo de tempo tão curto quanto possível, tendo em conta as razões de saúde que justificam a decisão", escreveu Gabriel Bernardino no comunicado publicado na página online do regulador esta segunda-feira, 28 de março.

Trata-se de "um problema de saúde que me tem condicionado crescentemente, e que não me vem permitindo a total dedicação e compromisso que reputo essenciais para a liderança que a CMVM merece e necessita, tanto ao nível nacional como internacional", especificou.

"Neste momento deixo uma palavra de agradecimento e admiração para toda a equipa da CMVM, com quem aprendi muito nestes meses e na qual deposito grande confiança", acrescentou o presidente da CMVM.

Gabriel Bernardino, matemático licenciado pela Universidade Nova de Lisboa e antigo presidente da Autoridade Europeia de Seguros e Pensões de 2011 a 2021, sucedeu a Gabriela Figueiredo Dias na presidência do conselho de administração da CMVM em novembro do ano passado, depois do fim do mandato desta última, em junho.