Economia

Reembolso de 20 euros do Autovoucher prolongado para abril

O ministro das Finanças anunciou esta sexta-feira que o programa de reembolso irá ser prolongado no próximo mês nos mesmos moldes de março

Foto: Getty Images

O programa Autovoucher irá ser prolongado por mais um mês, de acordo com despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira, 25 de março, e anunciado pelo ministro das Finanças, João Leão, na conferência de imprensa de apresentação das previsões macroeconómicas para 2022 e 2023.

Em abril, os portugueses irão continuar a beneficiar de um reembolso de 0,40 euros por litro, até 20 euros mensais, no abastecimento de combustível, uma medida criada para mitigar o aumento histórico dos preços na bomba de gasolina dos últimos meses.

"Como os preços dos combustíveis se vão manter bastante elevados, decidiu-se manter por mais um mês o Autovoucher", disse, "exactamente nos mesmos moldes de março".

Além do prolongamento desta medida, "o Governo pretende rever a portaria sobre o ISP baixando o ISP em função dos ganhos adicionais de IVA", algo que será concluído na "próxima semana", acrescentou.

O Autovoucher foi criado em novembro do ano passado como resposta ao aumento dos preços dos combustíveis. O eclodir da guerra na Ucrânia no final de fevereiro fez com que o Governo revisse em alta os valores do reembolso máximo previsto, de 5 euros mensais para 20 euros mensais.