Economia

Vinho português já pode brindar oficialmente a um ano recorde

Ao crescimento médio anual de 3,6% nas exportações de vinho nos últimos anos, 2020 trouxe um pequeno salto, de 4,5%, em plena pandemia, e, agora, 2021 quase duplica esta percentagem

O ano 2021 trouxe mais um recorde às exportações de vinhos portugueses. Ainda não há dados relativos à distribuição das vendas por regiões, mas o desempenho do sector “foi altamente positivo”, traduzido em vendas de 925 milhões no mercado externo, o que representa um salto de 8,11% face a 2020, indica a Viniportugal.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Viniportugal sublinha o “crescimento das exportações nos mercados dos Estados Unidos da América (+13,08%), alemão (+13,46%) e brasileiro (+8,65%). Em sentido contrário, o destaque vai para Angola e Suécia, com decréscimos de, respetivamente, 7,4% e 4,06%.

“Foi mais um recorde, em linha com o que vem acontecendo na última década”, comenta ao Expresso Frederico Falcão, presidente da Viniportugal, sublinhando que ao crescimento médio anual de 3,6% nas exportações nos últimos anos, 2020 trouxe um pequeno salto, de 4,5%, em plena pandemia, e, agora, em 2021, quase duplica esta percentagem.

Analisando os mercados europeus, a Polónia foi o país com maior crescimento percentual (+19,4%). Relativamente a Países Terceiros, para além dos EUA e Brasil, a Viniportugal refere a Rússia (+34,5%) e a China, a registar um crescimento de 9,55% face a 2020 e uma recuperação, depois da quebra de 2020.

Quanto ao Top 5 dos maiores clientes de Portugal, a França permanece na liderança (116 milhões de euros), seguida dos EUA, a aproximarem-se, já com 104 milhões de euros, Reino Unido (97,9 milhões), Brasil (73,7 milhões) e Alemanha (54,6 milhões)

“Estamos bastante satisfeitos com estes resultados e com o grande crescimento conseguido em novos mercados, mas também nos nossos mercados tradicionais.”, refere Frederico Falcão, presidente da associação que tem por missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos e valorizar a marca “Vinhos de Portugal / Wines of Portugal”.