A Corticeira Amorim chegou a um acordo para adquirir 50% do grupo italiano SACI, especializado no fabrico de muselets (os componentes de arame que cobrem as rolhas das garrafas de espumante), por 48,66 milhões de euros, adquirindo a participação que até agora era detida pela família alemã Perlich.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Corticeira Amorim explica que o grupo SACI “é constituído por 17 empresas que se movem em diversos setores tendo como principal atividade a produção e a comercialização de muselets com uma equipa de cerca de 340 colaboradores e presença em mais de 30 países”.
A principal empresa do grupo SACI é a ICAS, fundada em 1956 em Ivrea, perto de Turim, pelo empresário Bruno Getto, cuja família continuará a deter 50% do grupo, agora em parceria com a Corticeira Amorim.
Segundo a empresa portuguesa, a ICAS é atualmente “o principal produtor mundial de muselets“. “O grupo SACI tem vindo a expandir continuamente a sua gama de produtos, que inclui também tampas e cordões de arame, vedantes para as indústrias do vinho e do champanhe”, acrescenta a Corticeira Amorim, que refere ainda que o grupo italiano também “fornece apoio técnico às caves”, sendo que “as suas principais instalações industriais estão sediadas em Itália, Alemanha e Portugal e os seus mercados geográficos mais significativos são Itália, França e Alemanha”.
Em 2020 o grupo SACI teve um volume de negócios consolidado de 70 milhões de euros e um EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 10,5 milhões de euros, refere o comunicado da Corticeira Amorim à CMVM.
(Notícia atualizada às 17h07 com mais informação)