A empresa espanhola de telecomunicações Cellnex vai avançar com mais uma compra em território português, conforme um anúncio da Autoridade da Concorrência (AdC), publicado esta quinta-feira em vários jornais portugueses.
A AdC indica, no anúncio, que recebeu no passado dia 17 de dezembro uma "notificação de uma operação de concentração de empresas".
"A operação de concentração em causa consiste na aquisição pela CLNX Portugal à PT Portugal SGPS de um conjunto de ativos da atual infraestrutura passiva da Meo ("ativos PT)", lê-se no anúncio.
A CLNX Portugal é a filial portuguesa do grupo Cellnex, que em Portugal já detém e explora atualmente através da OMTEL e On Tower ativos em mais de cinco mil localizações.
O que é designado como "ativos PT" diz respeito "à infraestrutura passiva para alojamento de equipamento da rede móvel (macro-sites), atualmente detida pela Meo, bem como os correspondentes direitos e todos os contratos relacionados e acordos subjacentes". O anúncio não especifica mais detalhes sobre esta aquisição.
A entidade liderada por Margarida Matos Rosa dá conta de que as observações sobre esta concentração devem ser remetidas à AdC, através de email, no prazo de dez dias úteis.
A Cellnex tem feito diversas compras de torres em Portugal, sendo a mais recente em agosto. A espanhola chegou a acordo com a Altice Portugal para a compra de cerca de 700 torres por 209 milhões de euros.