Nos primeiros 12 dias de dezembro, os portugueses gastaram 2,2 mil milhões em pagamentos eletrónicos. Este valor corresponde a um aumento de 20,3% em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com a análise dos dados da Sibs Analytics, feita pelo “Jornal de Notícias”, foram gastos mais de 183 milhões de euros diariamente.
Em novembro, a maioria do dinheiro dos portugueses ficou nos súper e hipermercados: as vendas estão a aumentar 11% em valor. No entanto, o maior crescimento verificou-se nos serviços de catering, restauração e similares (102%). Estes valores correspondem a um período sem restrições pandémicas.
A análise permite concluir que as compras de Natal foram sendo antecipadas desde a Black Friday e o comércio online está a crescer 10% a 25%. Entre os produtos mais procurados online encontram-se os testes rápidos, os perfumes, os antirrugas, os aquecedores, os videojogos, as consolas, as televisões e o jogo de tabuleiro Joker Júnior.