Economia

Rendeiro só volta a Portugal ilibado ou indultado por Marcelo. “Sou um poderoso fraco”, diz

Sem nunca divulgar onde está, Rendeiro deu uma entrevista à CNN Portugal em que ataca Ricardo Salgado - que "segue com a sua vida tranquila em Lisboa" apesar de ser acusado de muitos mais crimes - e lamenta ser "quase impossível" um indulto presidencial

João Carlos Santos

João Rendeiro deu uma entrevista conjunta à CNN Portugal e ao jornal Tal e Qual para dizer que se sente "um poderoso fraco" - um poderoso verdadeiro será Ricardo Salgado, um "protegido pelo sistema" - pelo que só regressará a Portugal se indultado pelo Presidente da República ou ilibado pela justiça. Porém, o indulto de Marcelo, diz, é "quase impossível", lamenta.

Num excerto divulgado na página da CNN Portugal, antecipando a entrevista que abrirá a emissão do novo canal por cabo (substituindo a TVI24) o antigo presidente executivo do Banco Privado Português (BPP), sem divulgar onde se encontra, e apagando qualquer rasto digital que permitisse detetar a sua localização, compara-se a Ricardo Salgado, antigo presidente do Grupo Espírito Santo. Os crimes que a justiça portuguesa imputa ao antigo banqueiro agora foragido “não são muitos”, considera, quando comparados “com os 60 de Ricardo Salgado”, que "segue com a sua vida tranquila em Lisboa".

Salgado, diz Rendeiro, “é uma pessoa que tem muita informação sobre operações delicadas e intervenientes também complexos (...). Como nunca paguei nada a ninguém e não tenho segredos de Estado, sou um poderoso fraco”, lamentou.