Economia

Greenvolt adquire 42% da espanhola Perfecta Energia, com opção para ficar com a totalidade da empresa

Empresa liderada por João Manso Neto confirmou a entrada na Perfecta Energia, uma empresa espanhola de soluções de eficiência energética e venda de painéis solares para autoconsumo

A Greenvolt, empresa portuguesa de energias renováveis que integra o índice PSI-20, concretizou a primeira fase da entrada no capital da espanhola Perfecta Energia. A Greenvolt acabou por assegurar uma participação de 42% naquela sociedade, acima dos 29% que tinham sido avançados num outro comunicado ao mercado, em junho.

"Além da aquisição da referida participação, a Greenvolt garante também a opção de adquirir a totalidade do capital social da empresa em 2024", explica em comunicado a empresa liderada por João Manso Neto.

A Greenvolt realça o "enorme potencial no setor das energias renováveis em Espanha" que a Perfecta tem, ao dedicar-se às atividades de desenvolvimento de projetos de eficiência energética, bem como de instalação de projetos solares fotovoltaicos para autoconsumo.

"Este segmento de negócio assenta na promoção da geração energética através de fonte solar fotovoltaica através de unidades de pequena dimensão para autoconsumo, sendo um contributo inequívoco para um modelo de transição energética descentralizado e promotor de soluções eficientes no atual contexto de preços de mercado", sublinha a Greenvolt.

Fundada em Madrid em 2019, a Perfecta faturou 1,7 milhões de euros em 2020, e em agosto de 2021 somava vendas acumuladas, desde o seu arranque, de 3,5 milhões de euros.

Segundo a Greenvolt, a Perfecta prevê "um crescimento muito significativo até ao final do ano".

O valor da aquisição da participação na Perfecta por parte da Greenvolt não foi divulgado.