O grupo imobiliário Evergrande está mais próxima de uma declaração de incumprimento oficial, depois de ter falhado o pagamento de juros de uma obrigação, cujo prazo terminava na quinta-feira, noticia a agência Reuters.
A empresa deve cerca de 255 mil milhões de euros e os investidores teme o seu colapso, que poderia colocar o sistema financeiro chinês em risco.
A esperança chegou, depois da empresa ter anunciado que uma das suas filiais, Hengda Real Estate, iria fazer um pagamento de juros na quinta-feira, 23 de setembro, de 30,5 milhões de euros. O prazo passou, sem nenhum comentário da Evergrande ou sinal de algum pagamento.
Segundo a agência de notícias, a empresa entra agora num período de carência de 30 dias e se não pagar nesse período entrará oficialmente em incumprimento.
O banco central da China injetou novamente dinheiro no sistema bancário esta sexta-feira, visto como um sinal de apoio aos mercados. Mas as autoridades permanecem em silêncio sobre a situação da gigante imobiliária.