O preço da eletricidade no mercado ibérico (Mibel) voltou esta quarta-feira a disparar e na produção contratada para quinta-feira alcançou um novo máximo histórico de 141,71 euros por megawatt hora (MWh).
Esta marca bate o anterior recorde, de 2 de setembro, quando o preço grossista alcançou os 140,23 euros por MWh. Nos dias seguintes o Mibel registou uma ligeira redução de preços, que caíram para 127,36 euros por MWh no dia 7.
Segundo os dados do operador do mercado diário e intradiário do Mibel, o OMIE, o recorde desta quinta-feira está associado a uma nova contração da produção de energia eólica.
Essa redução na eletricidade eólica prevista para esta quinta-feira provocará um maior recurso às centrais de ciclo combinado a gás natural, mantendo-se a utilização, embora em volumes relativamente reduzidos, de centrais a gás, e ainda centrais hidroelétricas.
O preço do gás natural nos mercados internacionais continua elevado, assim como o custo das licenças de emissão de dióxido de carbono, pressionando em alta o custo de operar uma central de ciclo combinado, o que puxa para cima o preço grossista da eletricidade.