Economia

Oitante distribui dividendos pela primeira vez ao Fundo de Resolução

O encaixe do acionista da entidade proprietária dos ativos herdados do antigo Banif será de 15 milhões de euros. A Oitante anunciou também um pagamento antecipado de dívida no valor de 47 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.

Nuno Botelho

A Oitante irá distribuir dividendos pela primeira vez ao Fundo de Resolução, num montante total de 15 milhões de euros, anunciou a entidade em comunicado esta quarta-feira.

A dona dos ativos herdados do antigo Banif apresentou lucros de 12,7 milhões de euros em 2020, uma queda de 63,3% face ao período homólogo devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus, que travou os processos de venda dos ativos imobiliários. É o quinto ano consecutivo que a Oitante apresenta resultados positivos.

O desempenho financeiro da entidade possibilitou que efetuasse pagamentos antecipados da dívida remanescente, que totaliza 143,5 milhões de euros, no primeiro semestre de 2021: a Oitante pagou antes do tempo 47 milhões de euros, somando-se a este valor uma amortização adicional de 9 milhões "a realizar ainda esta semana", segundo comunicado da entidade.

As vendas de ativos imobiliários significaram um encaixe de 99 milhões de euros para a Oitante em 2020. Destes, 37 milhões de euros dizem respeito a ativos diretamente detidos, 2 milhões de euros a ativos da Banif Imobiliária e 60 milhões dos fundos imobiliários.

A carteira de crédito, detalha a Oitante, "registou uma diminuição da exposição bruta total, em 2020, na ordem dos 25 milhões de euros e foram recebidas reduções de capital de participações em ativos financeiros registados ao justo valor através de resultados, no montante de 4 milhões de euros".

A Oitante anunciou ainda um saldo de liquidez de cerca de 33,6 milhões de euros, acumulado na Oitante e na Banif Imobiliária.