Exclusivo

Economia

Publicações da Global Media acusam administração de Marco Galinha de interferência editorial “ilegítima”

Conselhos de Redação do “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias” acusam presidente da Global Media de tentar condicionar as escolhas dos colaboradores na área da opinião e de ter passado a figurar como administrador da página de Facebook das marcas do grupo. Administração rejeita existência de qualquer interferência editorial

Marco Galinha, do grupo Bel e acionista do "Jornal Económico", lidera a Global Media
Marcos Borga

Os Conselhos de Redação (CR) do “Jornal de Notícias” (JN) e do “Diário de Notícias” (DN) estão a acusar a administração da Global Media – e em particular o presidente do conselho de administração, Marco Galinha – de interferências “ilegítimas” em competências “exclusivamente editoriais” das publicações do grupo. Em causa está o facto de a administração da Global Media ter dado ordens relativas às escolhas dos colaboradores na área da opinião e de Marco Galinha ter passado a figurar como administrador da página de Facebook das marcas da Global Media.

Contactada pelo Expresso, a diretora de comunicação do grupo Bel, Helena Ferro de Gouveia, rejeita as acusações de interferência editorial. Recorde-se que o grupo Bel controla 29,75% da Global Media dona do “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, TSF e “O Jogo”, além de algumas revistas –, mas tem acordos para assumir a maioria.