Economia

Portugal já assegurou 60% das necessidades de financiamento anuais, afirma João Leão

Ministro de Estado e das Finanças diz que "esta é a primeira vez na nossa história que emitimos dívida a 10 anos com juros negativos". O que considera ser o reflexo da "credibilidade do Estado português".

João Leão, ministro das Finanças
António Pedro Ferreira

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse esta terça-feira que o país já financiou 60% das suas necessidades anuais de financiamento, tendo-o feito com "taxas historicamente baixas".

Ouvido no Parlamento, João Leão aproveitou para informar os deputados de que "Portugal neste momento já financiou 60% das suas necessidades anuais com taxas historicamente baixas".

"Esta é a primeira vez na nossa história que emitimos dívida a 10 anos com juros negativos", resultado que, afirmou, reflete "a credibilidade do Estado português".

"Este resultado mostra bem a importância de prosseguir um caminho de contas certas, que reforcem a credibilidade externa do país, e assegurem um crescimento robusto e sustentável da economia portuguesa", disse ainda o ministro que está a ser ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças numa audição regimental e sobre o Programa de Estabilidade (PE) 2021-2025.