A Infra-Estruturas de Portugal estima que sejam necessários 253 milhões de euros para reduzir em meia hora o tempo da ligação de comboio Lisboa-Faro. Esta hipótese surge num estudo a que o "Público" teve acesso e, no documento, são definidas mais duas hipóteses para melhorar a Linha do Sul: reduzir em 20 minutos a viagem pode custar 160 milhões de euros e reduzir em 10 minutos pode chegar aos 75 milhões.
A par das modificações na Linha do Sul, a Infra-Estruturas de Portugal apresenta ainda a hipótese de construir uma nova linha entre Funcheira e Loulé, em que os passageiros poderiam ganhar entre 35 a 40 minutos. Neste cenário, o custo poderá variar entre os 451 e os 504 milhões de euros.
O "Público" fez as contas e a opção de melhorar a Linha do Sul, tendo em conta os três cenários apontados, poderia custar entre 7,5 e 8,4 milhões por cada minuto ganho. Já a opção de construção de uma nova linha poderia custar 13 milhões por cada minuto ganho.
No estudo feito em 2017 são referidas algumas limitações da Linha do Sul, que passam sobretudo pelo facto de parte do caminho entre Torre Vã e Tunes ser feito em curva, impedindo grandes velocidades. “Estas restrições decorrem da orografia do terreno na zona do atravessamento da serra algarvia e das restrições aquando da construção, que ditaram um traçado ajustado ao terreno, sem grandes obras de arte e túneis”, refere a entidade. Uma das opções para reduzir em 30 minutos o tempo da viagem entre Lisboa e Faro passa por construir um túnel de dois quilómetros.