Exclusivo

Economia

João Leão empurra garantia a lesados do BES para Banco de Portugal

Emigrantes lesados do BES querem garantia estatal para o fundo de recuperação. Finanças dizem que lei não impõe qualquer garantia

Nuno Botelho

Os emigrantes lesados do BES vão ter de esperar mais tempo para saber como vão financiar o fundo de recuperação e se este vai, afinal, ter garantia do Estado, como era sua expectativa. O Governo remeteu a análise sobre a viabilidade da recuperação dos valores reclamados pelos lesados para o Banco de Portugal.

Há cerca de um ano, a comissão de peritos da Ordem dos Advogados reconheceu que os lesados emigrantes tinham sido objeto de venda enganosa e por isso estes puseram em marcha toda a documentação necessária para que o Governo (tendo como interlocutor direto o gabinete do primeiro-ministro) pudesse dar uma garantia estatal ao fundo de recuperação, à semelhança do que aconteceu com os lesados do papel comercial do BES que já foram ressarcidos.