Paddy Cosgrave, líder da Connected Intelligence Limited (CIL) e mentor da Web Summit, admitiu que, em 2021, quando possivelmente a pandemia já não for uma ameaça global, o evento tecnológico poderá adotar um formato híbrido, que junta aos participantes que se encontram na FIL os participantes que chegarão através da Internet.
“Em 2021, os recintos terão as mesmas dimensões (de hoje), mas acredito que podemos juntar às 70 mil pessoas que estão em Lisboa as 70 mil pessoas que assistem pela Internet”, referiu Paddy Cosgrave em conferência de imprensa realizada na manhã de quinta-feira.
Com uma possível aposta num formato híbrido, o empresário irlandês pretende tirar partido da experiência alcançada durante a edição da Web Summit de 2020, que está a decorrer num formato online, com várias palestras em videoconferência para criar novas alternativas para os participantes que não poderão deslocar-se a Lisboa, devido à pandemia.
Segundo Cosgrave, o formato híbrido poderá atuar como um atrativo acrescido para startups que estão a dar os primeiros passos e não dispõem de fundos suficientes, ou que se encontram em países mais distantes, ou mercados subdesenvolvidos.
Desde que a pandemia começou a obrigar à aplicação de medidas de contingência, que a equipa da CIL tem vindo a trabalhar no desenvolvimento da plataforma usada para suportar o evento. “Passámos os últimos meses a produzir software e é isso que nos distingue das outras entidades que organizam eventos”, sublinhou Paddy Cosgrave, perspetivando “um grande futuro para os eventos híbridos”.
Apesar de admitir a realização de um evento que combina serviços convencionais com funcionalidades suportadas na Internet, o líder da CIL reforçou a expectativa de que, em 2022, a Web Summit que se realiza em Lisboa possa vir a beneficiar de uma ampliação dos recintos que a albergam que já permitirá receber 140 mil pessoas.
A ampliação da FIL, que hoje alberga o evento, é um dos compromissos assumidos pelo Governo Português através de um contrato assinado com a CIL em 2018.
A conferência de imprensa de Paddy Cosgrave realizou-se pouco depois de a CIL anunciar que iria lançar uma Web Summit em Tóquo, Japão, em 2022. Na conferência de imprensa, o empresário irlandês admitiu ainda a possibilidade de lançar mais um evento similar em África. Atualmente, a CIL organiza igualmente mostras de tecnologias no Canadá, Hong Kong (que vai mudar para a Malásia em 2022) e tem agendados outros eventos para o Rio de Janeiro e Porto Alegre, no Brasil.