A plataforma para submeter as candidaturas aos apoios do sector da restauração, do comércio e da cultura teve tanta procura que acabou por bloquear a meio do segundo dia de candidaturas. Segundo o "Correio da Manhã", em apenas um dia e meio foram submetidos cerca de quatro mil pedidos de ajuda para o programa Apoiar no site do Balcão 2020, tratando-se de "um recorde de candidaturas submetidas", avançou a Agência para o Desenvolvimento e Coesão.
Paula Franco, bastonário da Ordem dos Contabilistas, explicou que "os empresários foram tomados pelo pânico" e que "em poucos minutos, mais de 15 mil pessoas estavam a tentar, ao mesmo tempo, aceder" ao site. "Com medo que as verbas acabassem no primeiro dia, sobrecarregaram o sistema do Balcão 2020, que não estava preparado para tantas solicitações", acrescentou.
O programa Apoiar consiste num apoio de 750 milhões de euros a fundo perdido que prevê uma percentagem da quebra de faturação nos três primeiros trimestres deste ano. Podem candidatar-se as empresas cuja faturação tenha sofrido quebras superiores a 25% em relação ao período homólogo do ano passado. As microempresas têm um limite de 7500 euros e, para as pequenas empresas, o limite fixa-se nos 40 mil euros.