Será uma queda histórica. A gasolina poderá na próxima segunda-feira sofrer uma redução de até 12 ou 13 cêntimos por litro, indicou ao Expresso fonte do sector petrolífero, admitindo que a variação final dependerá ainda do comportamento das cotações esta sexta-feira, embora não deva mudar muito face a essa projeção.
Também o gasóleo deverá ter uma queda substancial, de 8 a 9 cêntimos por litro, na atualização de preços de segunda-feira, segundo a mesma fonte. Será, em ambos os combustíveis, uma das maiores descidas de sempre nos refinados em Portugal.
Uma outra fonte do sector admitiu que o gasóleo deverá baixar 8 cêntimos por litro e a gasolina pelo menos 11 cêntimos por litro.
A descida resulta da forte desvalorização do petróleo esta semana e, com diferentes níveis, da queda das cotações internacionais da gasolina e do gasóleo, pressionados pela guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia e pelo efeito de queda de procura decorrente da pandemia de coronavírus.
Na segunda-feira, depois de o petróleo ter chegado a desvalorizar mais de 30%, o Expresso já havia revelado que na próxima semana a gasolina e o gasóleo poderiam ter descidas de preços em Portugal da ordem dos 10 cêntimos por litro.
O valor real da queda, que variará de operador para operador, dependerá da cotação média dos refinados esta semana, incluindo os preços desta sexta-feira, ainda por apurar.