Não é só o imobiliário que junta o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o segundo maior acionista da Benfica SAD, José António dos Santos. Documentos obtidos pelo Expresso mostram que, em 2017, no mesmo ano em que se tornou acionista da Benfica SAD, o presidente do grupo Valouro assumiu parte das responsabilidades de uma empresa de pneus da Amadora perante uma dívida ao Novo Banco que estava em incumprimento e da qual Luís Filipe Vieira era avalista.
Em causa está uma empresa que em 2019 entrou em insolvência, a David Maria Vilar, Lda. Esta sociedade controla uma outra, a Sociedade de Pneus do Oriente (SPO), da qual Luís Filipe Vieira foi sócio até 2012 (com uma participação de 9,3%). Ao que o Expresso apurou, em 2017 a David Maria Vilar negociou uma reestruturação com o Novo Banco, com o qual tinha um crédito de €330 mil. Em abril desse ano, mais de 20% daquele financiamento era já crédito vencido.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.