A 3 e 4 de Março, a FEP – Faculdade de Economia do Porto reabre portas à maior feira de emprego organizada por estudantes. A celebrar a sua 20ª edição, a feira apresenta um número recorde de 400 oportunidades de emprego e estágio para futuros economistas, gestores, engenheiros, mas também estudantes de outras áreas como direito ou comunicação.
Os números desta edição, que conta com a participação de 60 empresas e mais de 8 mil estudantes, mostram a evolução da iniciativa ao longo dos anos do lado da oferta: Quando tudo começou, em 2001, havia apenas 4 empresas presentes e 20 oportunidades à espera de alunos de economia, mas em 2016 os registos já apontam para 40 empresas, com uma oferta de 300 empregos e estágios e, em 2018, houve a abertura à engenharia.
Já o Speed Recruitment, agora na 10ª edição, começou com 10 empresas e atinge este ano as 24 empresas, o que significa que haverá oportunidades para alunos selecionados entre 122 candidaturas participarem individualmente em entrevistas de 5 minutos e conseguirem um emprego ou estágio.
Este ano, diz a organização ao Expresso, há cinco empresas que vão estrear-se no palco da FEP para tentarem atrair talentos da Universidade do Porto - Super Bock, Sonae Fashion, Soexo, LTPlabs, e Switch. Juntam-se, assim, a um grupo de assíduos veteranos nacionais e internacionais onde pontuam nomes como a Sonae, Deloitte, KPMG, EY, Vodafone, PwC, Banco de Portugal, Calzedonia, Jerónimo Martins, NOS, Hays, Lidl, BNP PAribas, Mazars, Sone IM, Adidas, Continental ou Nestlé.
E porque vão estas empresas à feira da FEP? “Porque iniciativas como esta permitem-nos entrar em contacto com talento jovem, num contexto de grande proximidade e interação”, diz ao Expresso Ana Vicente, Head of People & Leadership na Sonae.
Contabilizar as contratações da Sonae ao longo de todas as edições desta feira de emprego é difícil, até porque muitas vezes os candidatos são chamados mais tarde, em função das oportunidades, mas esta é uma das bases de recrutamento habituais da empresa que assume a importância de “ter um ambiente informal e descontraído para apresentar a Sonae e a sua cultura a estes jovens”, assim como as oportunidades que o grupo oferece, “pela diversidade de negócios, perfis, funções e realidades que possui”, sempre com o mesmo objetivo: “atrair o melhor talento”.