As Finanças vão dar mais um dia aos contribuintes para fazerem a validação das faturas do portal das finanças. A decisão é justificada com a grande afluência de acessos que se verificou esta terça-feira e que causou alguns "constrangimentos temporários" no sistema. Os contribuintes que não conseguiram fazer a validação até esta terça-feira podem fazê-lo ao longo desta quarta-feira, 26 de Fevereiro.
"Tendo sido verificados constrangimentos temporários no acesso ao efatura para confirmação de faturas entre as 18h00 e as 24h00 do dia 25 de fevereiro de 2020, que podem ter condicionado alguns contribuintes na validação das suas faturas, a Autoridade Tributária informa que aquele sistema continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020 para esse efeito".
A nota da Autoridade Tributária dá ainda conta de um grande afluxo de acessos ao sistema no dia 25. Só nesta terça-feira foram validadas mais de 33 milhões de faturas. No intervalo temporário em que o sistema informático vacilou foram validadas mais de 2,2 milhões de fatura por hora, informa o Fisco.
A validação das faturas é um passo indispensável para que o Fisco possa fazer o pré-preenchimento automático das declarações de IRS.
O processo não termina, contudo, aqui. Até 15 de março a Autoridade Tributária irá completar a informação com outros dados que chegam mais tarde, como por exemplo as despesas de saúde em hospitais públicos, propinas em escolas públicas, ou os juros do crédito à habitação. Nessa altura, convém voltar a verificar esta informação em concreto e, caso haja erros, comunicá-los até 31 de março.