Economia

Associação Montepio já tem nova administração validada pelo supervisor. Sem Tomás Correia

Praticamente um ano depois de eleitos, os órgãos sociais do Montepio já mereceram a luz verde da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Virgílio Lima é aceite como administrador, mas será ele a suceder a Tomás Correia na presidência. Também só agora estão oficialmente registados os membros do conselho geral, quando já foi aprovada uma alteração de estatutos que vai extinguir este órgão

António Tomás Correia, ex-presidente do Banco Montepio e da Associação Mutualista Montepio Geral
Nuno Fox

A Associação Mutualista Montepio Geral já tem uma nova administração validada pelo supervisor, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Como já tinha sido noticiado, e antes de ser chumbado o seu registo, António Tomás Correia retirou o seu pedido para ser presidente. Agora, entram quatro administradores, entre os quais Virgílio Lima, que será o seu sucessor.

Na reunião de 20 de novembro, mas cuja deliberação foi só divulgada nesta terça-feira, a ASF aprovou os órgãos sociais da maior associação mutualista do país (com mais de 600 mil associados) para o mandato 2019/2021. Carlos Beato, Virgílio Lima, Idália Serrão e Luís Almeida são os quatro administradores que entram em funções, depois de eleitos em dezembro de 2018.

Tomás Correia, que tinha sido reeleito para presidente nessa mesma data, retirou o seu pedido de registo depois de ter conhecimento da resistência da ASF em conceder-lhe aprovação. Para evitar o chumbo, anunciou a retirada, que está marcada para 15 de dezembro.

Como o Expresso noticiou a 14 de novembro, Virgílio Lima irá ocupar o seu lugar, ainda que não seja claro se terá de haver uma nova aprovação por parte do supervisor para o cargo de presidente. “A ASF confirma que o Dr. Virgílio Lima foi proposto para registo enquanto administrador da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG). A ASF confirma ainda que foi informada da decisão da AMMG de cooptar o Dr. Virgílio Lima para presidente da AMMG”, disse então a ASF.

Também foram aprovados pela ASF os membros do conselho geral (entre os quais Alípio Dias, Maria de Belém e Vítor Melícias, entre outros).